quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PROJETO A FAMÍLIA E A ESCOLA

ESTE PROJETO, FOI ELABORADO PARA UM TRABALHO DA fACULDADE, FTC-EAD

PROJETO : Relação Família e escola


Qual é a importância da relação família-escola no contexto educacional?

A família e escola formam uma grande equipe.
È fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada um deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos, capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.


OBJETIVO GERAL
Contribuir para o processo ensino-aprendizagem, partindo da investigação e da conscientização sobre a importância da relação família-escola no processo educacional.


OBJETIVO ESPECÍFICO

Investigar estratégias que viabilizem ao aluno, a construção de sua identidade, autonomia com responsabilidade conhecimento e exercício de sua cidadania,a partir da estrutura da família moderna de suas relações com a instituição escola;
Colaborar para a conscientização da importância da relação Família-escola no processo ensino aprendizagem, especificamente voltado para às crianças.


JUSTIFICATIVA

Historicamente, a escola e a família, tal qual as que conhecemos hoje, são instituições que surgem ambas destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar a juventude na medida em que o tempo e o competência da família eram consideradas escassos para o cumprimento de tal tarefa.
Os saberes diversos e especializados, necessários, à formação das novas gerações, demandavam cada vez mais ao longo do tempo, um espaço próprio dedicado ao trabalho de apresentação e sistematização de conhecimentos dessa natureza, diferente portanto, daquele organizado pela família.
Assim como podemos observar, a discussão sobre a participação da família na vida escolar de seus filhos não é recente.
Há décadas se veem refletindo sobre como envolver a família, promover co-responsabilidade e torna-lá parte no processo educativo. Sem dúvida, tal aproximação trata-se de uma difícil tarefa, isto é, em função das inseguranças, incertezas e de falta de esclarecimento sobre o processo educacional, suas limitações, bem como abrangências.


AÇÕES DO PROJETO:
Promover reuniões com o grupo docente e seus familiares, para saber o que cada um tem para contribuir;
Publicação de anuário com experiências das escolas, destacando as ações mais relevantes, considerando as três dimensões do projeto;
Acompanhamento e monitoramento das ações das escolas;
Orientar e analisar os planos/cronogramas de ações da escola;
Planejar e executar esse assessoramento pedagógico junto as escolas no acompanhamento, monitoramento e apoio as ações;
Criar meios de promover a comunicação entre professores, alunos, técnicos, pais e demais parceiros da escola;


CRONOGRAMA
ESTE PROJETO POR TER UM TEOR PROFUNDO TERÁ UMA DURAÇÃO DE 6 MESES


RECURSOS
Os serão físicos: (pais, alunos , corpo docente e gestores), ou seja a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário