sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Brincadeiras com cordas

PULA CORDA - Manual de Brincadeiras da Mônica

A Mônica e a Magali resolveram chamar o Cebolinha e o Cascão para brincar de Pula Corda. Eles aceitaram o convite tão depressa que dava pra desconfiar. Tudo ia bem, até que chegou a vez dos meninos baterem a corda. O Cebolinha piscou pro Cascão e começaram a girar a corada cada vez mais rápido. As duas foram direto pro chão.
A Mônica mudou a brincadeira na hora. Amarrou os garotos com a corda e ainda deu um nó bem forte. Junto com a Magali, começou a correr em volta deles com o grito de guerra dos índios: UUUUUUUH!
Subi na Roseira
Enquanto duas crianças batem a corda, outras duas entram, cada uma vindo de um lado. Começam a saltar e, ao mesmo tempo, vão falando uma para a outra:

Ai, ai...
O que você tem?
Saudades.
De quem?
Do cravo, da rosa e de mais ninguém.
Subi na roseira,
desci pelo galho,
fulano (fala um nome) me acuda,
senão eu caio.

O último que falou sai e entra quem foi chamado.
Foguinho
As crianças que batem a corda vão dizendo:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.

Assim que falarem a palavra foguinho, começam a girar a corda cada vez mais rápido. Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.
Chicotinho

Uma criança dobra a corda segurando as duas pontas e começa a girá-la no chão. As outras ficam em fila para pular. Quem pisar na corda sai da brincadeira.



Cobrinha

Duas crianças sacodem a corda, bem perto do chão, fazendo ondulações como se fosse uma cobra. Enquanto as outras pulam, começam a sacudir bem rápido, criando ondulações mais altas. Quem esbarrar na corda, cai fora. Vence aquele que pular mais tempo.


Altura

Duas crianças esticam a corda bem pertinho do chão. Enquanto as outras saltam, vão subindo aos poucos a altura da corda. Vence quem conseguir pular mais alto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário